Compete à Secretaria Municipal de Saúde promover ações voltadas à proteção, prevenção e melhoria da saúde da população de Sapucaí-Mirim, identificando as principais demandas e os pontos críticos relacionados às condições de saúde do município.
Cabe à Secretaria manter integração e cooperação com os órgãos de saúde estaduais e federais, buscando fortalecer os serviços de assistência médica, hospitalar e sanitária oferecidos à população.
Também é responsabilidade da pasta elaborar e executar programas anuais de saúde, assistência, educação e conscientização sanitária, sempre alinhados à realidade epidemiológica e populacional do município, garantindo um atendimento humanizado e de qualidade.
A Secretaria é responsável pela coordenação dos serviços de assistência médica, odontológica e social, bem como pela fiscalização da aplicação de recursos oriundos de convênios firmados com o Governo do Estado de Minas Gerais e com a União.
Além disso, promove parcerias e convênios com entidades públicas e privadas da área da saúde, visando ampliar e fortalecer o atendimento à população, especialmente em casos que demandem encaminhamentos e atendimentos especializados.
Compete ainda à Secretaria apoiar e fiscalizar entidades assistenciais beneficiadas com recursos públicos, fortalecer os mecanismos de participação e controle social por meio do Conselho Municipal de Saúde e desenvolver demais ações correlatas voltadas à promoção da saúde e bem-estar da população.





