29 JUL 2022
FESTIVAL GASTRONÔMICO SABORES DE MINAS
A Prefeitura Municipal de Sapucaí-Mirim, por meio da Secretaria de Turismo, realizou nos dias 22, 23 e 24 de julho de 2022, o Festival Gastronômico "Sabores de Minas".
O Festival teve sua primeira edição realizada em 2021, de forma delivery, devido o período de pandemia. E pela primeira vez, o festival aconteceu de forma presencial, na praça de eventos, e contou com 7 tendas, tendo a participação especial da barraca da paróquia de Sant'Ana.
O festival Gastronômico "Sabores de Minas" acontece simultâneo a programação da festa de Sant'Ana, inserido no projeto Festival de Inverno, trazendo muitas atrações durante todo o mês de julho.
No dia 22, sexta-feira, aconteceu a abertura do festival e contou com o show de Leandro Augusto e Banda.
No dia 23, sábado, o dia começou com a cãominhada pela manhã, e no período da tarde o festival em seu segundo dia, com uma linda apresentação musical da Ana Luiza, que encantou o público presente, seguida da corrida de Sant'Ana realizada pela Prefeitura Municipal, ACOSM e Paróquia Sant'Ana, e a apresentação cultural do grupo Minas Capoeira, liderada pelo Mestre Vantuir Amaral, e a segunda apresentação musical do dia, por Darlan Braga. A noite foi fechada com uma bela apresentação da dupla Antônio e Vitor Hugo, que atraiu um grande público, agitando ainda mais a festa.
No dia 24, domingo, as atividades foram iniciadas com a cavalgada de Sant'Ana, que resgatou a tradição trazendo um belo desfile de cavaleiros e com a presença de um conjunto de bois carreiros. Em seguida, na praça de eventos, o festival foi aberto em seu terceiro dia, contando com um belo desfile do garoto e garota faschoneja. Tivemos ainda uma linda apresentação do coral Santa Terezinha, que trouxe um musical de MPB em seu repertório. Dando continuidade às atrações do dia, a tarde foi encerrada com a apresentação cultural do grupo de Congada São Benedito e a noite foi marcada com a entrega de certificados de participação a todos as tendas gastronômicas que participaram do festival, e premiou também as três tendas que se destacaram durante o festival com seus pratos de dar água na boca, foram elas:
Mineirês, Ita'li na Roça e Sabor da Mantiqueira que foram certificadas pelos quesitos criatividade, sabor e qualidade dos pratos, que encantou o público que pode experimentar e se deliciar com os sabores. O festival também contou com a participação dos stand's de produtos artesanais de Sapucaí-Mirim, sendo eles a Cerveja Artesania, Chocolate Bauer e Cachaça Véio Roqueiro.
O evento busca valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Minas, incentivando a confecção de novos sabores com produtos da região como o milho, pinhão e a truta, bem como valorizar as apresentações musicais e culturais de artistas de nossa região, em especial do município de Sapucaí-Mirim, buscando estabelecer um roteiro gastronômico associado a cultura em nossa cidade.
A Prefeitura Municipal, através do Prefeito Nilsinho, da Vice Viviane e do Diretor de Turismo Darlan Braga, parabenizam todos os participantes e agradecem ao público que prestigiou o festival, que foi um sucesso!

No Caminho Certo! - Gestão 2021/2024