Na terça-feira, a Prefeitura de Sapucaí-Mirim se reuniu com a UCE Cantareira PCJ, a EMATER-MG e com técnicos do Instituto IPÊ e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) para apresentar o Projeto Municipal “Nascentes de Sapucaí-Mirim” e o seu desenvolvimento ao longo do último ano, visando ao seu reconhecimento junto ao Programa Produtor de Água, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A participação no Programa Produtor de Água representa um importante avanço para o município, pois fortalece as ações voltadas à proteção das nascentes, conservação do solo, recuperação da vegetação nativa e melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. Além disso, o programa valoriza a participação dos produtores rurais na conservação ambiental e possibilita ampliar parcerias, apoio técnico e investimentos em ações que promovam a segurança hídrica e a preservação das bacias hidrográficas.
Durante a reunião, também foi discutida a evolução do Programa Semeando Água, desenvolvido pelo Instituto IPÊ no município, que atualmente se encontra na fase de planejamento das ações que serão realizadas nas propriedades dos produtores rurais que aderiram à iniciativa.
A integração entre os projetos e programas fortalece uma estratégia conjunta de conservação das nascentes, recuperação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais, reconhecendo o papel fundamental dos produtores rurais na proteção da água e contribuindo para a sustentabilidade hídrica de Sapucaí-Mirim e de toda a região